Phoenix Luferco
NOTÍCIAS
 
Por quê escolher uma Autoclave?
24-06-2019

 

Caso você ainda esteja em dúvida de por quê utilizar uma autoclave e não outro equipamento, como uma estufa elétrica por exemplo, o texto a seguir será um divisor de águas em sua decisão, o texto responderá algumas dúvidas frequentes que nossos clientes têm (ou melhor, tinham) antes de adquirir nossos equipamentos, como por exemplo:

 

Quais métodos de esterilização são indicados pela ANVISA?
Quais as diferenças entre Autoclave e Estufas Elétricas?
Leia mais a seguir e veja brevemente alguns porquês de usar uma autoclave!

 

                                    Esterilização em CME

 

Os equipamentos de esterilização mais conhecidos são as autoclaves e as estufas elétricas, porém temos que saber quais são as diferenças entre as duas. A estufa elétrica age por meio do calor seco, enquanto a autoclave age por meio de calor úmido que envolve calor, umidade e pressão. Outro fator que difere os dois equipamentos são seus usos, a autoclave por possuir um sistema de segurança que priva o usuário de abrir a porta durante os processos, garante a eficácia do processo, enquanto a estufa pode e é aberta comumente durante os ciclos, muitas vezes para ser realizada a inserção de mais materiais a serem esterilizados.

 

De acordo com a ANVISA, agência reguladora vinculada ao ministério da saúde, o equipamen­to indicado para esterilização de todos artigos termorresistentes, ou seja, artigos não afetados pelas altas temperaturas, é a autoclave, enquanto as estufas elétricas são indicadas para óleos, pós e caixa de instrumental.

 

Quanto as técnicas de esterilização para instrumentais cirúrgicos, a ANVISA recomenda as autoclaves a vapor, de peróxido de hidrogênio e de óxido de etileno.

 

O órgão também ressalta que o uso de formalina inibe a validação do processo, além disso vale lembrar que a ANVISA não apresenta normas que indicam esterilizações realizadas atra­vés de panelas de pressão e também por ultravioleta. (Site ANVISA: http://bit.ly/2wZnLPE)

 

As autoclaves são equipamentos validados e totalmente automatizados, dispensando interrupções durante o processo e garantindo eficácia nas esterilizações, além do sis­tema de secagem que algumas autoclaves possuem, o que permite a esterilização de meios de cultura.

 

                                    Material esterilizado em autoclave de bancada

 

Além de tudo isso, as autoclaves são bem flexíveis quanto as suas aplicações, podendo elas ser em: clínicas cirúrgicas, veterinárias, médicas, hospitais, indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos, químicas, laboratórios e até manicures.

 

As autoclaves possuem diversas capacidades, o que permite atender toda e qualquer necessidade e qualquer perfil de cliente.

 

 

Gostou do conteúdo desse texto?
Não deixe de compartilhar!

 

 
 
Icone Telefone
+55 16 3324-6600
Icone Home
AV. JACOB JORGE ABI RACHED, 171 - III DISTRITO INDUSTRIAL - ARARAQUARA-SP / Brasil
Icone E-mail
vendas@phoenix.ind.br
 
Formas de Pagamentos
Desenvolvido por Rebeca Propaganda
Desenvolvido por Rebeca Propaganda