FAQ  – Perguntas Frequentes

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA (16) 99600-2088

Autoclave de Bancada (AB)

Lembre-se de sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados.

Legenda:
Numerais como “1-; 2-; 3…”  Problemas/falhas
Alfabeto como “a; b; c…” Prováveis Causas
Numeral romano como “ i; ii; iii…” Ações a serem tomadas.

1- A autoclave não está ligando.
a. Falta de energia elétrica.
i. Verificar se o equipamento está conectado à rede de energia elétrica e se a mesma possui tensão compatível ao equipamento.

b. Disjuntores desarmados.
i. Verificar os disjuntores do quadro de alimentação elétrica externo e interno ao equipamento.

c. Fusível queimado.
i. Verificar se o fusível está queimado e efetuar a substituição do mesmo caso confirmado.

2- A autoclave liga, mas não aquece.
a. Resistência queimada
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

b. Controlador queimado.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

c. Chicote com relê queimado.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

3- Pressão sobe lentamente ou não é estabilizada.
a. Vazamento na guarnição
i. Substituir a guarnição.

b. Vazamento nas tubulações.
i. Reaperte as conexões e se preciso as substitua.

c. Baixa voltagem.
i. Entrar em contato com um eletricista.

4- Pressão/ Temperatura não atingem o nível necessário.
a. Termostato descalibrado
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

b. Vazamento na guarnição ou tubulação interna.
i. Substitua as guarnições ou as aperte as conexões, caso precise substituas.
c. Manômetro com defeito.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.
d. Programação incorreta.
i. Verificar o manual do usuário da Phoenix Luferco.
e. Válvula solenoide danificada.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

5- Pressão e temperatura estão subindo repentinamente acusando o “ciclo incompleto”.
a. Controlador descalibrado e/ou queimado.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

6- Equipamento não está iniciando o ciclo.
a. Porta não fechada completamente.
i. Verifique o fechamento da porta corretamente.
b. Temperatura excessiva dentro da máquina
i. Aguarde a temperatura abaixar à 37°C no interior do ciclo.

7- A porta da autoclave não está abrindo.
a. Existe pressão no interior da máquina.
i. Aguarde o manômetro 0 Kgf/cm²

8- O abastecimento da caldeira insuficiente.
a. Válvula solenoide danificada.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

b. Sistema hidráulico obstruído.
i. Verificar a limpeza do sistema hidráulico e efetua-la caso necessitar.

9- A autoclave não está passando da fase de abastecimento.
a. Qualidade da água.
i. Verifique os padrões de qualidade da água, conforme item 5.4 no manual do usuário.
b. Sensor de nível danificado.
i. Efetue a limpeza do sensor de nível e se necessário substitua-o.

10- Dispositivos de segurança estão sendo acionados repentinamente.
a. Sensor de temperatura danificado ou descalibrado.
i. Substituir o sensor de temperatura.

b. Controlador descalibrado.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

c. Chicote com relê em curto.
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

Autoclave Vertical (AV)

Lembre-se de sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados.

Legenda:
Numerais como “1-; 2-; 3…” Problemas/falhas
Alfabeto como “a; b; c…” Prováveis Causas
Numeral romano como “ i; ii; iii…” Ações a serem tomadas.

1- A autoclave não está ligando.
a. Falta de energia elétrica.
i. Verificar se o equipamento está conectado à rede de energia elétrica e se a mesma possui tensão compatível ao equipamento.
ii. Consultar um Eletricista.

b. Disjuntores desarmados.
i. Verificar os disjuntores na entrada de alimentação.

2- A autoclave liga, mas não aquece.
a. Resistência queimada
i. Entrar em contato com a Assistência Técnica da Phoenix Luferco.

b. A chave comutadora não está fechando os contatos nem alimentando a resistência.
i. Consulte um eletricista a fim de verificar se a chave comutadora está fechando as resistências em paralelo na posição máxima, energizando somente uma resistência na posição média e fechando as resistências na posição mínima.

3- Pressão sobe lentamente.
a. Vazamento na guarnição
i. Inverta a guarnição.
ii. Se o vazamento permanecer, substitua a guarnição.

b. Vazamento nas tubulações.
i. Reaperte as conexões e se preciso as substitua.

c. Tensão incorreta
i. Verificar se o equipamento está ligado em rede 127 V.

d. A válvula de alívio está travada e dando passagem ao vapor.
i. Com o equipamento desligado e frio, acione a válvula de alívio a fim de destravá-la.

4- Pressão não estabiliza.
a. A chave comutadora está na posição máxima.
i. Assim que a pressão desejada for atingida a chave comutadora deverá ser posicionada na posição média.

b. Vazamento intenso pelo centro da válvula controladora (válvula de contrapeso)
i. Verifique se a válvula não está travada ou com o centro deteriorado.
c. Manômetro com defeito.
i. Verifique se o ponteiro está travado ou variando a pressão constantemente.

5- A tampa do equipamento não abre
a. Existe pressão no interior do equipamento.
i. Abra o registro da válvula controladora (válvula de contrapeso).

6- A válvula de alívio está abrindo antes de atingir a pressão desejada
a. Válvula de alívio descalibrada
i. Anualmente é necessário calibrar a válvula de alívio, para isso você precisará para um laboratório de calibração, afim de calibra-la na M.P.T.A do equipamento.
b. O manômetro não está indicando a pressão correta.
i. Anualmente é necessário calibrar o manômetro, para isto basta encaminhá-lo para um laboratório de calibração.

Autoclave Horizontal (AH)

Lembre-se de sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados.

Legenda:
Numerais como “1-; 2-; 3…” Problemas/falhas
Alfabeto como “a; b; c…” Prováveis Causas
Numeral romano como “ i; ii; iii…” Ações a serem tomadas.

1- A autoclave não está ligando.
a. Falta de energia elétrica.
i. Verificar se o equipamento está conectado à rede de energia elétrica e se a mesma possui tensão compatível ao equipamento.

b. Disjuntores desarmados.
i. Verificar os disjuntores do quadro de alimentação elétrica externo e interno ao equipamento.

c. Botão de emergência acionado.
i. Verificar se o botão de emergência está acionado. Se sim, retorne a posição de trabalho.

2- A porta da autoclave não está abrindo.
a. Falha na bomba de vácuo (para equipamentos com abertura deslizante)
i. Verificar performance da bomba de vácuo.

b. Válvula solenoide de vácuo da guarnição defeituosa (para equipamentos com abertura deslizante)
i. Verificar o funcionamento da válvula solenoide.

c. Trava mecânica do eixo central (para equipamentos com abertura com volante central) permanece acionada.
i. Verificar se o equipamento está despressurizado, retirar a capa do eixo da porta e empurrar o eixo da trava o máximo possível e girar simultaneamente o volante. Verificar o correto acionamento da mola da trava.

d. Pressão na câmara interna
i. Abrir a válvula de despressurização da câmara interna.

e. Falta de ar comprimido (para equipamentos com abertura deslizante)
i. Verificar no regulador de pressão, se há pressão suficiente.

3- A abertura e fechamento da porta está sendo realizada com dificuldade.
a. Falta de lubrificação da guarnição da porta.
i. Lubrificar a guarnição da porta.

4- O sistema (câmara externa) não está atingindo a pressão necessária.
a. Falha na alimentação do sistema de vapor de rede (opcional).
i. Verificar a rede local até que os manômetros indiquem a pressão de trabalho.

b. Resistência do gerador queimada.
i. Verificar se está circulando corrente pelos condutores de alimentação da resistência e se a corrente se encontra balanceada nas três fases.

c. O fusível de proteção do comando relativo à saída que aciona a contatora da resistência está queimado.
i. Verificar se o fusível não se encontra aberto e substituí-lo caso necessário.

d. Transmissor de pressão descalibrado.
i. Substituí-lo ou calibra-lo.

e. Contatora das resistências não funciona.
i. Verificar a bobina da contatora.

5- O Gerador de vapor não está sendo abastecido.
a. Bomba de água não funciona.
i. Verificar se a bomba de água está recebendo alimentação elétrica e se o motor está funcionando.

b. O fusível de proteção do comando relativo à saída que aciona a contatora da bomba de água está queimado.
i. Verificar se o fusível não se encontra aberto e substituí-lo caso necessário

c. Contatora da bomba de água não funciona.
i. Verificar a bobina da contatora.

d. Sentido de rotação da bomba de água invertido.
i. Verificar o correto sentido de rotação da bomba de água.

e. Alimentação de água insuficiente.
i. Verificar o suprimento de água para o equipamento.

f. Sensores de nível não funcionam.
i. Verificar o correto funcionamento dos sensores de nível.

g. Relê de nível não funciona.
i. Verificar o correto funcionamento do relê de nível e sua sensibilidade.

h. Relê térmico está acionado
i. Verificar o correto funcionamento da bomba de água.

6- A autoclave não está gerando o vácuo suficiente.
a. Água de resfriamento da bomba de vácuo insuficiente
i. Verificar o suprimento de água para o equipamento.

b. Válvula solenoide de água (bomba) está obstruída ou não está funcionando.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide.

c. Válvula solenoide de vapor na linha do dreno está obstruída ou não funciona.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide

d. Falha na bomba de vácuo.
i. Verificar performance da bomba de vácuo.

e. Guarnição das portas defeituosa.
i. Limpar ou substituí-las caso necessário.

f. O fusível de proteção do comando relativo à saída que aciona a bomba de vácuo está queimado.
i. Verificar se o fusível não se encontra aberto e substituí-lo caso necessário.

g. Contatora da bomba de vácuo não funciona.
i. Verificar a bobina da bomba de vácuo.

h. Válvula de despressurização manual aberta.
i. Verificar se a válvula se encontra aberta. Fecha-la caso necessário.

i. Sentido de rotação da bomba de vácuo invertido.
i. Verificar o correto sentido de rotação da bomba de vácuo.

j. Membrana da porta defeituosa.
i. Verificar a membrana ou substitui-la caso necessário.

7- A câmara interna está apresentando baixa pressão.
a. Válvula solenoide de esterilização obstruída ou não funciona.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide.

b. Guarnição das portas defeituosa.
i. Limpar ou substituí-las caso necessário.

c. O fusível de proteção do comando relativo à saída que aciona a válvula solenoide de esterilização está queimado.
i. Verificar se o fusível não se encontra aberto e substituí-lo caso necessário.

d. Válvula solenoide de vapor na linha do dreno está permitindo passagem de vapor.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide.

e. Válvula de despressurização manual aberta.
i. Verificar se a válvula se encontra aberta. Fecha-la caso necessário.

f. Membrana da porta defeituosa.
i. Verificar a membrana ou substitui-la caso necessário.

8- A autoclave não está atingindo a temperatura de esterilização necessária.
a. Sensor de temperatura não funciona.
i. Verificar se o sensor de temperatura está funcionando e substitui-lo caso necessário.

b. Entrada analógica do sensor de temperatura está queimada.
i. Verificar a entrada e substituir o cartão de expansão caso necessário.

c. Seleção incorreta do sensor de controle.
i. Verificar nos parâmetros gerais do comando, se o sensor de controle correto está selecionado.

d. Purgador do dreno não está vedando na temperatura indicada.
i. Verificar o purgador e substituir caso necessário.

9- A autoclave não está mantendo a temperatura de esterilização necessária.
a. Comando do equipamento não controla a temperatura.
i. Substituir o comando do equipamento.

b. Purgador do dreno não está funcionando corretamente.
i. Verificar o purgador e substituir caso necessário.

10- O equipamento não está realizando a secagem.
a. Tempo de secagem insuficiente.
i. Verificar nos parâmetros dos programas, se o tempo de secagem está adequado ao tipo de carga a ser esterilizada.

11- A autoclave está deixando resíduos de condensado após fim do ciclo.
a. Desnível do equipamento.
i. Verificar se o equipamento está corretamente instalado.

b. Incorreta preparação da carga de esterilização.
i. Verificar se os recipientes (caixas, container, cestos, etc.) permitem uma boa circulação de vapor durante a esterilização.

12- A bomba de vácuo está fazendo um barulho muito alto.
a. Válvula solenoide de entrada de água com vazamento.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide.

b. Válvula antirruído desregulada.
i. Verificar e regular a vazão da válvula antirruído.

13- O display (tela) do comando está apagando.
a. Temperatura no display, acima de 50º C.
i. Verificar as condições climáticas do local onde o equipamento está instalado.

14- Os testes biológicos e químicos apresentaram falhas.
a. Má qualidade do vapor.
i. Verificar a temperatura e a pressão durante a fase de esterilização.

b. Falha na penetração de vapor.
i. Verificar a preparação do pacote nas dimensões e locais corretos.

c. Tempo de exposição incorreto.
i. Reprogramar o tempo do ciclo conforme a especificação do teste utilizado.

d. Teste com validade vencida.
i. Verificar a validade do teste utilizado.

15- Falha no Leak test (teste de estanqueidade).
a. Pressão de ar comprimido insuficiente.
i. Verificar se a rede de ar comprimido local está com a mínima pressão necessária para vedação da porta (apenas para portas deslizantes).

b. Entrada falsa de ar na câmara interna através de válvulas de retenção do dreno ou da entrada de ar
i. Verificar a limpeza da válvula de retenção ou se necessária substituir a mesma.

c. Entrada falsa de ar na câmara interna através de válvula solenoide de entrada de ar.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide.

d. Entrada falsa de ar na câmara interna através de guarnições.
i. Verificar condições das guarnições, limpa-las ou substituí-las caso necessário.

e. Válvula de despressurização manual entreaberta.
i. Verificar se a válvula encontra-se entreaberta. Fecha-la caso necessário.

16- Falha no Bowie Dick.
a. Teste de estanqueidade reprovado.
i. Ver ações de problema no ciclo de estanqueidade.

b. Entrada falsa de ar na câmara interna através de válvulas de retenção do dreno ou da entrada de ar.
i. Verificar a limpeza da válvula de retenção ou se necessária substituir a mesma.

c. Entrada falsa de ar na câmara interna através de válvula solenoide de entrada de ar.
i. Verificar o correto funcionamento da válvula solenoide.

d. Entrada falsa de ar na câmara interna através de guarnições.
i. Verificar condições das guarnições, limpa-las ou substituí-las caso necessário.

e. Falha na penetração de vapor.
i. Verificar a preparação do pacote nas dimensões e locais corretos. Utilizar de preferência, pacotes prontos para uso.

17- Após o fim do ciclo a regularização da pressão está demorando além do normal.
a. Filtro bacteriológico obstruído ou saturado.
i. Substituí-lo.

18- Oscilação da leitura de pressão.
a. Falha no aterramento de ligação dos transmissores de pressão.
i. Reapertar os contatos nos conectores. Verificar o aterramento do equipamento.

19- Oscilação da leitura de temperatura.
a. Sensor de temperatura com mal contato ou defeituoso.
i. Verificar os bornes de ligação do sensor de temperatura ou substitui-lo.

20- A impressora não está imprimindo.
a. Impressora sem papel.
i. Verificar se há papel na impressora.

b. Fita de impressora gasta.
i. Verificar a fita de impressora e substitui-la caso necessário.

c. Cabo de comunicação entre a impressora e o comando com mal contato ou defeituoso.
i. Verificar o cabo de comunicação e suas conexões e substitui-lo caso necessário.

d. Incorreta configuração da impressora.
i. Verificar a configuração da impressora no manual do comando.

Lavadora Ultrassônica (LPL)

Lembre-se de sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados.

Legenda:
Numerais como “1-; 2-; 3…”  Problemas/falhas
Alfabeto como “a; b; c…”  Prováveis Causas
Numeral romano como “ i; ii; iii…”  Ações a serem tomadas.

1- A lavadora não está ligando.
a. Fusível queimado.
i. Substituir o fusível.

b. Cabo de energia desconectado.
i. Inserir o plug de energia na tomada.

c. Mau contato do cabo de energia no conector na parte traseira do aparelho.
i. Empurrar o plug com firmeza para o encaixe correto.

2- A lavadora não está aquecendo
a. Tensão errada no equipamento.
i. Verificar se a tensão da rede elétrica está de acordo com a do equipamento.

3- A lavadora não está limpando.
a. Saturação da solução de limpeza.
i. Trocar a solução por outra nova.
b. Tipo do material a ser limpo.
i. Entrar em contato com a Phoenix para esclarecimento de dúvidas sobre o tipo de material que está sendo lavado.
c. Tempo de exposição à lavagem insuficiente.
i. Aumentar o tempo de lavagem em até 1 hora para tirar novas conclusões. Caso não consiga sucesso, entrar em contato com a Phoenix.

4- Water jet não está bombeando água.
a. Tensão errada no equipamento.
i. Verificar se a tensão da rede elétrica está de acordo com a do equipamento.
b. Nível de água insuficiente.
i. Verificar nível de água (deve estar acima do fundo do cesto da lavadora).

Termodesinfectora (TPL)

Lembre-se de sempre utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados.

Legenda:
Numerais como “1-; 2-; 3…”  Problemas/falhas
Alfabeto como “a; b; c…” Prováveis Causas
Numeral romano como “ i; ii; iii…” Ações a serem tomadas.

1- Tempo de enchimento máximo excedido.
a. Pressão de água de entrada muito fraca.
i. Verificar se o equipamento está conectado à rede de energia elétrica e se a mesma possui tensão compatível ao equipamento. Aumente a pressão da água. Sugestão: instale uma bomba centrifuga.

2- Falta de soluções de limpeza.
a. Nível do reservatório da solução de limpeza muito baixo.
1. Completar o nível de solução na bombona.

3- O equipamento não liga.
a. Não há energia elétrica.
i. Verifique se há energia no conector de entrada de energia.
b. Disjuntor geral desligado.
i. Ligue o disjuntor geral.

4- Falhas na limpeza.
a. As hélices de saída de água estão sendo bloqueadas pelos instrumentos.
i. Reorganize os materiais a serem limpos e/ou limpe as hélices.
b. Instrumentos não estão sendo colocados apropriadamente.
i. Reorganize os materiais
c. Solução de limpeza ou sua dosagem estão incorretos ou não sendo utilizada.
i. Use a solução de limpeza conforme recomendado.

5- Sedimentos de cálcio sendo formado no tanque.
a. Dureza da água está muito alta
i. Faça manutenção no filtro de preparação de água.

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