O cuidado com a segurança e higiene dos utensílios utilizados comumente em hospitais, clínicas e consultórios sempre foi algo muito sério e relevante.  

Sabemos que alguns microorganismos são mais resistentes e precisam de um “combo” de elementos ativos para serem completamente exterminados. Exatamente por ter essa combinação de fatores, as autoclaves são os equipamentos mais indicados e completos no combate aos vírus e bactérias. 

Além de esterilizar instrumentais como pinças, bisturis e objetos cortantes é possível também autoclavar materiais reutilizáveis, como tecidos, mangueiras de silicone, respiradores e até materiais para descarte, como descartáveis e inclusive amostras de testagem de vírus. 

Por isso, essa tecnologia é fundamental neste setor. Em seguida, entenda como a autoclave na saúde funciona, as vantagens, os principais tipos e onde encontrar com alta qualidade e melhor custo-benefício do mercado.  

 

Autoclave na saúde 

 

De acordo com a ANVISA, a autoclave é o equipamento mais indicado para esterilização de todos os artigos termorresistentes (aqueles não afetados pelas altas temperaturas) justamente por combinar em um só ciclo de esterilização elementos como: pressão, calor e especialmente a umidade (vapor). 

O vapor saturado (temperatura/pressão) produzido pela tecnologia age aquecendo os materiais e levando à inativação das células microbianas e demais organismos contaminantes, eliminando assim as diversas formas de microrganismos, promovendo a termocoagulação e a desnaturação das proteínas da estrutura celular.  

Todo o processo de autoclavagem dura entre 45 a 90 minutos e acontece em algumas etapas: 

  1. Pré-vácuo: pulsos de vácuo intercalados com injeção de vapor, facilitando a homogeneização de temperatura e o contato do vapor com os materiais; 
  1. Aquecimento: injeção de vapor com aumento gradativo até atingir a temperatura de esterilização; 
  1. Condicionamento: período de tempo muito curto entre o aquecimento e a esterilização, para estabilização da temperatura; 
  1. Esterilização: o equipamento mantém a temperatura de esterilização pelo tempo determinado; 
  1. Secagem: realizada através de vácuo, necessária para garantir a esterilidade dos materiais embalados; 
  1. Aeração: entrada de ar através de filtro microbiológico para equalizar o vácuo. 

 

Tipos de autoclave na saúde   

 

Dentre os principais tipos para uso na saúde, estão a autoclave horizontal e a autoclave de bancada da Phoenix Luferco.  

 

Autoclave horizontal Phoenix Luferco 

 

A autoclave horizontal é a solução de esterilização mais completa do mercado, utilizada em locais com grande demanda de material. Conta com portas deslizantes automáticas e volantes centrais, câmara retangular ou cilíndrica, capacidade de até 960 litros e configurações personalizadas para atender todas as necessidades de cada cliente.  

Além disso, há modelos especiais para resíduos com sistema de tratamento de efluentes, evitando qualquer liberação de contaminantes no ambiente. Há também, como opcional, o sistema de trituração para descaracterização do material. 

Outros acessórios podem ser incluídos na autoclave horizontal, como: 

  • Impressora: térmica ou matricial para impressão de informações sobre o ciclo; 
  • Software Supervisório: responsável pelo acesso remoto; 
  • IHM Touch Screen: interface para operar/programar o equipamento; 
  • Saída USB: coleta de dados dos ciclos por armazenamento de arquivos; 
  • PWSS: torre de resfriamento e reaproveitamento de água; 
  • Osmose Reversa: sistema de purificação de água para melhor funcionamento do equipamento; 
  • Bomba de Vácuo Seca: sistema de vácuo isento de água; 
  • Carro interno e de transporte; 
  • Cestos e suporte de cestos; 
  • Container para resíduos.  

 

Autoclave de bancada Phoenix Luferco 

 

A autoclave de bancada é o modelo ideal para esterilização e secagem de instrumentos médicos e odontológicos em menor demanda.  

 

AB-12, AB-14, AB-19 e AB- 21 

 

  • Abastecimento manual da câmara; 
  • Secagem gravitacional; 
  • Câmara e tampa em aço inoxidável; 
  • Controlador microprocessado com 10 programas; 
  • Programação flexível de tempo e temperatura (até 135°C); 
  • Botão Liga/Desliga; 
  • Dispositivos de segurança contra sobrepressão, temperatura e choques elétricos; 
  • Eliminação automática do ar interno; 
  • Sensor de temperatura. 

 

autoclave na saúde

 

Nos modelos AB-25 e AB-42, ainda tem reservatório de água em aço inoxidável e abastecimento automático da câmara. Também é possível incluir acessórios opcionais, como impressora térmica para registro de dados (tempo de esterilização, hora, temperatura de esterilização e fases dos ciclos), filtro bacteriológico para entrada de ar e rotina Leak Test e bomba de vácuo.  

Além de silencioso, resistente e seguro, esse acessório (Bomba de vácuo) permite a secagem do material esterilizado com a porta fechada, sem intervenção do usuário. 

 

autoclave na saúde

 

Autoclave na saúde – onde encontrar  

 

A Phoenix Luferco é referência em autoclave para saúde de qualidade, com tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício.  

Entre em contato e veja qual é o melhor modelo para sua necessidade.