Você sabia que as autoclaves estão entre as principais armas no combate e contenção da COVID-19?

Esse equipamento de nome diferente é utilizado para esterilizar materiais e instrumentos e se constitui em um grande vaso de pressão, que envolve uma combinação de fatores em seu funcionamento: calor, umidade e pressão.

Alguns microorganismos são mais resistentes e precisam de um “combo” de elementos ativos para serem completamente exterminados. Exatamente por ter essa combinação de fatores, as autoclaves são os equipamentos mais indicados e completos no combate aos vírus e bactérias.

Dependendo da demanda, é possível utilizar duas ou mais autoclaves, destinando cada uma para uma função específica.

Além de esterilizar instrumentais como pinças, bisturis e objetos cortantes é possível também autoclavar materiais reutilizáveis, como tecidos, mangueiras de silicone, respiradores e até materiais para descarte, como descartáveis e inclusive amostras de testagem de vírus.

Transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, o coronavírus é implacável e consegue se propagar por meio de objetos e superfícies diversas. Por isso, a esterilização feita pela autoclave é uma arma fortíssima nessa batalha.

 

Texto: Nádia Salmeron