Quem está adquirindo uma autoclave horizontal pela primeira vez, sempre esbarra em diversas dúvidas…
Qual o melhor modelo? O que procurar no equipamento? Quais são os parâmetros que é preciso prestar atenção?
Pensando nisso, trouxemos cinco dicas para te ajudar na escolha.
Certificação: uma das coisas mais importantes a checar é se o equipamento está de acordo com as normas da ABNT e se possui registro na Anvisa. Os aparelhos que não seguem as especificações não oferecem a garantia e a qualidade da esterilização – o que pode gerar problemas futuros. Por isso, fique sempre atento às certificações.
Vácuo: as autoclaves que atuam com ciclos de vácuo apresentam maior custo-benefício. Isso porque elas são mais eficientes na esterilização e secagem de instrumentos com porosidade e materiais sólidos. Os objetos saem secos após o ciclo, podendo ser estocados ou utilizados imediatamente.
Gerador de vapor: equipamentos com gerador de vapor próprio possuem uma maior segurança e requerem menos manutenções que os com geradores externos.
Água: dê preferência à autoclaves dotadas de sistema de osmose reversa como acessório, que além de purificar a água para geração de vapor ainda aumenta a vida útil do equipamento.
Ciclos: autoclaves com sistemas microprocessados e com configurações de ciclos permitem ao usuário adequar o equipamento à sua necessidade de uso.
Se ainda ficar com dúvidas, entre em contato com nossa equipe de vendas. Ela está preparada para orientar e ajudar você a descobrir o modelo que mais se adequa às suas necessidades.
Texto: Nádia Salmeron