Ter maior demanda e excelentes estratégias de vendas é de fato sinônimo de evolução, porém não adianta olharmos somente para os ganhos e esquecermos dos custos, até porque podemos estar arrecadando muito dinheiro, mas ao mesmo tempo estarmos com os custos lá em cima. Desta forma precisamos pensar no lucro, logo, devemos sempre obter mais ganhos e minimizar os custos o que nos leva a colocar todos os custos e processos na ponta do lápis.
E é aí que entram as manutenções preventivas, pois são elas que conservam e prolongam a vida útil dos equipamentos.
O que são as manutenções preventivas de fato?
As manutenções preventivas são serviços prestados com o propósito de analisar todo o equipamento, de modo que o especialista evite futuras falhas, desgastes ou até mesmo quebra de peças que podem interferir no funcionamento da máquina e consequentemente na produção do seu negócio.
Manutenção preventiva é mais vantajosa do que a manutenção corretiva?
Por mais que pareça óbvia sua necessidade, ainda há muitos gestores que veem as manutenções preventivas como um gasto extra, mas ao contrário do que pensam as preventivas na realidade são um bom investimento, pois além de prevenir futuros problemas, é durante as preventivas que os especialistas diagnosticam os equipamentos, permitindo assim um planejamento com antecedência para executar a correção (quando houver), não prejudicando os planos de operação da empresa pelo simples fato de ter sido realizado uma pausa programada, reduzindo assim os custos em números bem significativos.
Atenção aos detalhes!
Além do próprio serviço de manutenção preventiva é muito louvável que seja feito uma orientação de boas práticas aos usuários e técnicos que terão contato com o equipamento, ensinando-os sobre a periodicidade de calibrações e tempo de vida útil de cada parte do equipamento. Sendo assim, é essencial ter uma periodicidade nestes serviços. Portanto, saber qual o tipo de uso e sua frequência é muito importante na criação do “calendário” de manutenções realizada pelos especialistas.
A frase “prevenir é o melhor remédio” nunca foi tão bem interpretada como agora!
Autor: Gabriel Sampaio