Não adianta melhorar seus ganhos e ter excelentes estratégias de vendas, se seus custos também estão aumentando. Em tempos de crise econômica, diminuir os gastos da empresa se torna ainda mais necessário e pode se tornar vital para que as empresas se mantenham vivas e atuantes no mercado, porém se feita de modo errado pode levar a medidas desesperadas e nem sempre, efetivas. Por isso, o gestor deve ficar atento às dicas e novas tecnologias que possam contribuir nesse sentido.
- Você sabe quais custos poderia cortar ou reduzir?
- Quais despesas podem ser mais bem-gerenciadas?
- Como fazer isso?
Então leia mais a seguir e veja dicas de como reduzir os custos operacionais de sua empresa.
Revise e analise fornecedores, é fundamental checar se o seu atual parceiro está entregando aquilo que seu empreendimento demanda. Para isso é necessário o monitora- mento dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados ao fornecedor. É preciso avaliar o que você visualiza de valor nesse parceiro e o que ele está oferecendo. Para isso, é possível verificar métricas como o tempo médio de entrega de insumos e o nível de qualidade das matérias-primas. Também é importante entender como funciona o processo do seu parceiro de modo que você tenha base para buscar melhorias que tragam ganhos para ambos. Isso envolve o conhecimento de demandas, da capacidade produtiva, do atendimento comercial oferecido por ele a outros clientes. Com isso será possível obter uma boa economia de custos ao contratar um fornecedor que venda insumos mais baratos ou ao cortar serviços que você não utiliza junto ao atual parceiro.
Defina metas de corte de custos. Se você não mede e não controla suas despesas, nunca conseguirá melhorar sua operação e economizar. Para isso, é possível definir me- tas de cortes de gastos que sejam condizentes com a realidade e que sejam desafiadoras, mas que não se tornem inatingíveis. Para tanto, é indicado analisar as performances da indústria em períodos passados para se ter referências. Por exemplo, você pode verificar qual foi o seu custo de frete e o desempenho obtido na área em anos anteriores para tentar reduzir gastos com transporte ou, ao menos, para mantê-los proporcionais às necessidades da operação atual, mesmo que ela tenha crescido. Uma dica para otimizar sua definição de metas de custos é utilizar o Princípio de Pareto, que indica que 80% dos resultados são provenientes de 20% das causas. O ideal é que essa definição de metas seja feita no momento em que o orçamento anual é estabelecido, sendo necessário também um acompanhamento mensal delas.
Faça manutenções frequentes em seus equipamentos. É até lógico, quanto menos interrupções tiver no setor, maior será sua produtividade e menor serão suas despesas com manutenções corretivas. É preciso investir no acompanhamento das condições dos equipamentos, na reposição de peças e de lubrificações adequadas aos mesmos, visando a maximização da vida útil e paradas inesperadas dos maquinários e equipamentos. Principalmente em indústrias onde os maquinários têm valores elevados para serem adquiridos.
Faça melhorias contínuas dos processos operacionais com intuito de vincular e deixar visíveis os KPIs do processos, permitindo o monitoramento das operações para manter sempre sob controle os custos. Para isso, o método PDCA – Planejar, Fazer, Checar, Agir – é o mais utilizado, pois visa a otimização contínua dos processos dentro da empresa. São quatro fases que permitem criar hábitos na organização, promovendo aperfeiçoamentos e maior controle das atividades.
Automatizar os processos da empresa além de permitir registros deixando os processos mais visíveis, dessa maneira, você vai conseguir entender muito mais seu negócio elibe- rar os seus funcionários para atividades que exijam mais criatividade e talento humano, automatizando as operações que são repetitivas e monótonas. Ou seja, a produtividade vai aumentar, com a automatização dos processos ao passo que haverá menos erros humanos e mais acertos nas operações, reduzindo os custos gerais de seu negócio.
Renove equipamentos e máquinas. Por mais que você maximize a vida útil dos equipamentos, eles ainda assim têm um vencimento a partir da qual sua operação se torna muito dispendiosa e improdutiva. Além disso, novas tecnologias podem representar mais qualidade para os produtos, rapidez na produção, uso reduzido de insumos além de outras vantagens dependendo das inovações. A redução de custos operacionais envolve uma busca contínua e estruturada, em que todos os líderes e liderados devem participar. É preciso construir uma cultura organizacional voltada para a maximização da economia e a eliminação de desperdícios, pois somente assim será possível obter resultados positivos. Afinal, de nada adianta aplicar as dicas acima se os colaboradores não cooperarem com elas, continuando a desperdiçar recursos.
Autor: Gabriel Sampaio