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Aquisição de Equipamentos para Esterilização: Parceria vai além da compra
09-01-2018

 

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA ESTERILIZAÇÃO: PARCERIA VAI ALÉM DA COMPRA

 

Em ambientes de saúde regulamentados, tempo e dinheiro são frequentemente analisados de perto pelos profissionais responsáveis pelos fornecedores. Um estudo recente, divulgado pelo HealthCare Financial Management Association, informou que suprimentos como equipamentos de imagem, camas e autoclaves contabilizam de 41 a 57% das despesas hospitalares.

 

Por tratar-se de uma parte significativa do orçamento de um hospital, a decisão de compra precisa ser racionalizada e tomada levando em consideração todos os custos previsíveis. E o ROI (retorno de investimento) precisa ser contabilizado em benefícios para o hospital, como a melhora na qualidade, segurança e produtividade no ambiente.

 

Por esta razão, é importante avaliar além de preço, o custo-benefício e qual suporte o fabricante oferecerá para o trabalho dos profissionais de hospital com este equipamento. Lembre-se: uma boa compra vem acompanhada de suporte constante,  poupa tempo de organização, esforço e evita problemas futuros.

 

Nem sempre as mudanças são positivas

 

O Willis- Knighton Medical Center, em Shreveport, Louisiana, nos Estados Unidos,  é um dos quatro hospitais do sistema de saúde da cidade de Willis- Knighton, servindo a região noroeste de Louisiana, parte do Texas e Arkansas. Em 2010, eles precisavam substituir seus sistemas de processamento de baixa temperatura, esterilizadores a vapor e esterilizadores de óxido de etileno, para atenderem a exigências da FDA. Embora tivessem relação de longa data com seus fornecedores, o governo decidiu fechar com um fabricante diferente.

 

Depois de 20 meses de uso, os departamentos de reprocessamento e biomedicina estavam descontentes. Os equipamentos tinham problemas que causavam um grande número de anulações de ciclo e eram necessários ciclos de repetição, o que afetou a produtividade. Os equipamentos precisaram ser trocados, o que ocasionou gastos extras para a instituição.

 

Prepare-se e evite problemas

Alcançar a máxima confiabilidade, qualidade e produtividade deve ser compromisso dos profissionais de suprimentos hospitalares. Por isso, para evitar frustrações e gastos desnecessários, ao adquirir equipamentos de esterilização, leve em consideração alguns aspectos. Procure fabricantes que ofereçam  serviço flexível e opções de formação que permitirão que sua equipe interna otimizar os processos. As seguintes perguntas sobre o fabricante do equipamento e o contrato de serviço:

 

• Quais treinamentos o fabricante oferece à minha equipe?

•  O fabricante oferece peças de reposição para minha equipe interna de manutenção?

• Os profissionais de manutenção do fabricante são capazes de atender rapidamente às demandas?

•  Os profissionais do fabricante darão apoio à minha equipe ou me farão refém de seus técnicos mesmo para resolver as situações mais cotidianas?

 

Pergunte sobre os custos futuros devido ao uso dos equipamentos:

• Qual o preço das principais peças de reposição como guarnições, resistências e bomba de vácuo?

• Qual o consumo elétrico do equipamento por ciclo?

• Qual o consumo de água do equipamento por litro?

• O fabricante oferece opções adequadas para diminuir os custos de consumo?

 

Investimentos em equipamentos de grande valor agregado devem ser feitos com empresas que oferecem serviços e atendimento personalizado, trabalhando de forma alinhada com a equipe hospitalar e de CME (Central de Materiais Esterilizados). Apenas desta forma o custo-benefício de centrais de esterilização será positivo.

 

 
 
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